(19) 3876-1361
Av. Nossa Sra. das Graças, 145 - Vila Cascais, Vinhedo - SP

Ações

AÇÕES ASSISTENCIAIS

MORADIA

A instituição localiza-se em um terreno de aproximadamente 20 mil m², com jardinagem, horta e pomar. É composta por 4 pavilhões interligados por passarelas facilitando a locomoção dos idosos. Possui ainda uma Lavanderia, Vestiário para funcionários, Sala de Terapia Ocupacional, Salão de Cabelereiro e Setor Administrativo.
Tem capacidade para 50 idosos : Quartos com 01 – 02 – 03 – 04 leitos, 26 do sexo masculino +24 do sexo feminino.

ALIMENTAÇÃO

O sistema de alimentação é auto gestão , Balanceada por nutricionista que faz avaliação geral de todos (peso , idade , sexo e patologia), respeitando as condições econômicas do local e utilizando sempre alimentos abrandados ou pastosos de acordo com a necessidade . São feitas também as dietas especiais para os que tem diabetes, gastrites, úlcera, hipertensão, etc.
São servidas 6 refeições diárias : café da manhã – almoço – café da tarde – colação – jantar – ceia.

VESTUÁRIO E LAVANDERIA

A entidade fornece todo o vestuário como : lençóis , colchas , cobertores , travesseiros , toalhas de banho , rosto e de mesa , fraldas geriátricas, roupas pessoais , inclusive calçados para os mais desprovidos.
A lavanderia é industrial e realiza todo o serviço como : lavagem de roupas de cama, mesa, banho e as de uso pessoal dos idosos , com um gasto médio mensal de 70 kg de sabão em pó , 20 litros de desinfetantes apropriados , mais amaciantes , alvejantes , etc...

SERVIÇO SOCIOASSISTENCIAL

O Serviço Social preconiza os direitos dos idosos através do resgate da cidadania, providenciando documentação e benefícios junto aos órgãos competentes. Realiza visitas domiciliares, junto às famílias para avaliação sócio-econômica. Auxilia na elaboração de Projetos da Entidade.
O trabalho do serviço social também é focado na reconstrução e preservação dos vínculos familiares, incentivando o fortalecimento do idoso e família, ora enfraquecidos pela distância ou conflitos, na busca de promover conscientização dos familiares e interar-se com a instituição, com intuito de suprir a carência afetiva e emocional.
Realiza atendimentos com idosos e família para esclarecer os direitos e deveres da pessoa institucionalizada.

TERAPIA OCUPACIONAL

A terapia aos moradores está voltada para o lazer que repercute no bem estar físico , emocional e social , acrescentando condições para a melhoria da qualidade de vida de cada um . O atendimento acontece diariamente, em grupo ou individualmente , conforme as necessidades apresentadas pelos idosos .Os objetivos são fundamentados e trabalhados através de atividades como : trabalhos artesanais , jogos , leitura de revistas e jornais, decorações, música, reuniões grupais de planejamento e avaliação, etc.

APOIO PSICOLÓGICO

O apoio psicológico aos moradores e familiares pode determinar mudanças significativas para eles e a instituição . Por exemplo o trabalho da psicóloga na aceitação da transformação física vinda pela idade – limitações físicas – imagem corporal – resgate da experiência de vida (sabedoria) supervalorização do passado x impotência do presente, isolamento social, etc.
O trabalho psicológico é voltado no sentido de colaborar para que os moradores encarem a velhice como mais uma etapa da vida onde possam ser felizes e ter paz no coração.

CUIDADORES

Cuidadores auxiliam os idosos em suas necessidades cotidianas como: ajudar a enfermagem nos banhos, trocas de fraldas, asseio pessoal, alimentação assistida, pentear, vestir, calçar, leva-los para o banho de sol, passear com eles pelos jardins da entidade, etc.

ATIVIDADES RECREATIVAS

Essas atividades são realizadas pela Coordenação e Assistente Social , independente de trabalho de Terapia Ocupacional . São realizadas 12 festas de aniversário por ano , sendo uma por mês , organizadas por grupos diversos da comunidade , que fazem parte de um calendário . São realizadas festas em datas especiais : Natal , Ano Novo , Páscoa , Dia das Mães , Dia dos Pais , Festa Junina , etc. Além de duas excursões por ano em locais escolhidos pelos moradores .

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

As Atividades de Educação Física acontecem duas vezes por semana e tem por objetivo motivar e movimentar os idosos com exercícios físicos, expressões corporais , danças , coreografias, caminhadas, relaxamentos, etc.
As atividades além de proporcionarem um bem estar físico contribui para maior integração entre eles.

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

A assistência espiritual é muito importante para as pessoas idosas . Com a chegada da idade avançada e nos momentos mais sensíveis da vida onde o idoso se confronta com suas perdas, limitações, frustrações ou isolamento, a fé e a espiritualidade é uma alavanca poderosa capaz de confortar, dar forças e motivar sua caminhada. A orientação religiosa é prestada pelos Monges do Mosteiro de São Bento desde o início das atividades em 1972 , apoio também da Paróquia de Sant’Ana de Vinhedo e Paróquia São Francisco .
A Instituição possui também uma Gruta Natalina , local de presépio permanente inaugurado em dezembro de 1999 , que Além de ser um espaço para caminhadas e reflexões é aberta a visitação pública , tornando a entidade ainda mais conhecida e Beneficiada por doações .

AÇÕES DE SAÚDE

ASSISTÊNCIA MÉDICA

O atendimento é feito duas vezes por semana e nas emergências, pelo médico da Instituição. O médico é responsável por todos os moradores. Ele faz a prevenção e o tratamento para os idosos com diabetes, hipertensão, gastrites, demências leves, etc... As consultas são feitas por prioridade através da indicação dos Técnicos de enfermagem que acompanham os internos diariamente, observando a evolução do estado de saúde de cada um.
Todas as consultas especializadas, tratamentos odontológicos ou especiais são encaminhados pelo médico da entidade aos Postos de Saúde Municipal ou a UPA.

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

A assistência é prestada em período integral por equipe formada por: Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que buscam atender às necessidades de cada idoso e oferecer-lhes os cuidados exigidos pelo envelhecimento de forma global e humanizada. Os profissionais da enfermagem executam os cuidados de higiene, conforto, alimentação, medicação, curativos, coleta de exames e todas as ações que garantam que, os idosos sob seus cuidados não sejam expostos a riscos e que recebam atendimento adequado, em busca de qualidade de vida e respeito ao envelhecimento, com comprometimento, qualificação profissional e ética.

ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL

A nutricionista, supervisiona a validade dos alimentos, orienta as três cozinheiras quanto ao cardápio em geral, as dietas especiais ou qualquer dúvida em relação à alimentação, higiene e manipulação dos alimentos.
Supervisiona e orienta a alimentação assistida que é realizada pelos cuidadores.

FISIOTERAPIA

As atividades de fisioterapia são realizadas uma vez por semana e está integrada com a equipe multidisciplinar da Instituição, dando assistência terapêutica específica aos moradores, de forma individualizada ou em grupos de acordo com as necessidades.
A fisioterapia age no sentido de avaliar e influenciar no planejamento e desenvolvimento de ações preventivas e curativas específicas que visam a manutenção da independência física e emocional do idoso.

(19) 3876-1361
Av. Nossa Sra. das Graças, 145 - Vila Cascais, Vinhedo - SP
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web